terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Viuvez







Oi pessoal! Desculpem o longo tempo sem posts! Vida corrida sabem?


Hoje quero falar um pouco sobre viuvez! Ontem vi um filme na televisão chamado "E se fosse verdade". è sobre uma médica que está em coma e como uma "fantasma/espírito" começa a se relacionar com o cara que aluga seu apto. Uma graça! :)


Aí fiquei pensando no assunto e fui buscar algum texto sobre viuvez!


Prá variar existe pouquíssima literatura brasileira sobre o assunto! Mas achei um texto bacana no livro: Estudos avançados sobre o Luto da Maria Helena Pereira Franco.


O nome do texto é Casamento e Viuvez da Cecília Casali Oliveira.


Prá começar o casamento é um víncul. Quando nos tornamos adultos a escolha do cônjuge é uma das mais importantes em nossa vida!É a partir dessa escolha que iremos contruir a família!


Existe uma diferença entre os papéis desempenhados pelo homem e pela mulher. No modelo ocidental mas antigo o homem é o provedor, protetor e a mulher é a cuidadora da casa e dos filhos.


Os papéis têm sofrido mudanças a partir da necessidade da contribuição da mulher nas renda familiar , do reconhecimento de seus direitos e de uma maior liberdade social.


Alem desses fatores é preciso levar em consideração a cultura a qual as pessoas fazem parte, o contexto em que as relações são formadas.


"A condição de gêneero tem peso especial em nossa compreensão do assunto. A família é uma unidade social que representa os valores, expectativas, papéis e esteriótipos da sociedade."


Quando um dos cônjuges morre existem expectativas diferentes de comportamento para cada gênero.


AS mulheres segundo Walsh e McGoldrick (1994) são educadas para assumir o maior papel nas tarefas sociais e emocionais do luto na família e os homens tendem a cuidar das tarefas práticas como organizar o enterro e a situação financeira.


A vivência do Luto depende de alguns fatores como já disse! E no caso da perda do cônjuge vale destacar:


*histórico anterior dos relacionamentos e das experiências de perda vivido pelo cônjuge sobrevivente;

*tipo de relação com o falecido;

*tipo de morte;

*a rede de apoio, como a família enfrenta a perda.


A tarefa de readaptar-se nesse caso é bastante difícil. Quem fica tem que aprender a desempenhar novos papéis. Por exemplo: se é o marido quem morre e era ele quem era o provedor, a mulher terá que aprender a custear a casa.


Ou se é a mulher quem morre e foi sempre dela o papel de cuidar dos filhos, será o homem que terá que aprender tal tarefa.


Diferenças entre gêneros:


*Devido a maior longevidade da mulher encontramos maior número de viúvas;


*Homens viúvos são tidos como bons partidos, mulheres são evitadas;


*As demonstrações de pesar é mais aceita para as mulheres e o luto mostra-se um pouco mais prolongado para elas;


*Homens lidam melhor com as tarefas imediatas e com formalidades, tem maior dedicação ao trabalho, são mais vulneráveis ao uso de álcool e maior índice de recasamento;


*Mulheres expressam mais os sentimentos, o desejo sexual demora a voltar e é menor o índice de recasamento.



Acho que por hoje é isso pessoal!Obrigada por tudo! Continuem acompanhando e participando!


bjo







Um comentário: