terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A REDE DE APOIO



Oi pessoal!




Hoje quero falar sobre a importância da rede de apoio no processo de luto.




Vou exemplificar com o meu próprio processo de luto pela perda da minha cachorrinha!




Muita gente me pergunta o que deve ser dito prá pessoa que perdeu alguém ou como devemos nos comportar frente a dor e o pesar de uma pessoa.


Precisamos contextualizar..... é! Em psicologia é preciso contextualizar tudo rsrs!




Vamos então ao meu exemplo! Logo pela manhã quando constatei a morte da Neguinha a primeira pessoa a me amparar foi meu marido!


Eu disse chorando muito: Ela morreu.....


E ele me respondeu: Não! E me abraçou!




Depois ele só me disse: que difícl né? que vazio? deixa que eu levo ela pra ser enterrada.




Bastou! O abraço de carinho e as poucas palavras me confortaram muito!




Logo depois eu liguei pro meu irmão e minha mãe atendeu (contexto: eu e meu irmão temos uma relação muito próxima, já com a minha mãe a coisa é diferente, faz anos que não temos uma convivência dia-a-dia, mesmo pelo telefone.)


Ele estava dormindo e ela me disse: ai filha, não fica assim! olha a sua pressão! (contexto: eu não tenho problema de pressão) Você é tão despreparada prá essas coisas.....




Nossa..... chorei mais ainda! Primeiro porque eu queria ouvir apenas uma palavra amiga! Segundo porque ela fez o que a maioria das pessoas faz: punir o meu sofrimento! O que se seguiu depois disso foi: ah toma uma água com açúcar, se acalma!


Ahhhhhhhhhhh! como assim me acalmar??? Eu tinha perdido minha companheirinha de quase 10 anos!! Eu queria chorar, gritar......




A reação do meu irmão foi diferente.... até agora ele não me ligou!




Bom quero deixar claro que não estou fazendo um julgamento do comportamento deles.... sei que cada um reage da forma que aprendeu com as experiências ao longo da vida! O que pretendo com isso e exemplificar o modo de como não se com portar frente a dor de alguém!




Mas aí vem a surpresa! Uma amiga minha de infância me ligou e perguntou como tudo tinha acontecido e disse: tô aqui! A Thais, minha amiga da faculdade e fiel seguidora desse blog me deixou um recadinho super amoroso no orkut! A Cá minha amiga que mora tão distante me disse: tenta ficar bem flor! E um "amigo" virtual o Filino me mandou um e-mail super carinhoso, contanto sobre a experiência dele!




Todas essas demonstrações de carinho me fizeram muito bem!


E é assim que tem que ser! Não sabe o que dizer nessas horas? Dê um abraço! Chore junto! Fique apenas ao lado!




A rede de apoio é extremamente importante para o processo de luto!


Obrigada pessoal pelo apoio! Aí embaixo tem duas fotinhas nossas!


bjo




Nenhum comentário:

Postar um comentário