No post anterior comentei sobre a importância do investimento na formação dos profissionais da área da saúde! Inquestionável não é mesmo??
Se já é complicado encontrar cursos de boa qualidade imagine encontrar um curso cuja a grade aborde a questão da morte e do morrer!
Já existem alguns bons exemplos! Posso dizer da psicologia.... Na USP de São Paulo já existe o LEM ( Laboratório de Estudos sobre a morte) e o LELU ( Laboratório de estudos sobre o luto).
E vale retomar: por que é importante a inserção do tema morte na formação do profissional da saúde??
Vou partir da resposta mais óbvia: porque a morte faz parte da vida das pessoas desde o início de suas vidas até o final!
E mais a morte faz parte do cotidiano profissional, o que traz a tona: a idéia da própria finitude, a idéia da possível morte de entes queridos e o próprio exercício profissional!
"Os cursos da área da saúde, fundamentalmente dos médicos e enfermeiros, têm enfatizado os procedimentos técnicos em detrimento de uma formação mais humanista..... Como a expressão de sentimentos não é autorizada, observa-se com frequência, a presença de manifestações contrafóbicas, como fazer piadinhas ou ficar indiferente." Kovács,2003.
Na Unesp de Bauru temos uma disciplina optativa chamada Psicologia da morte, onde iniciei meu interesse pelo tema!
É necessário introduzir o tema nos cursos da área da saúde!
A perda é um dos processos mais desorganizadores da existência humana! É preciso olhar com atenção para este tema!
Por hoje é só!
bjo a todos!
Acho que ainda falta muito essa formação humanista nas faculdades de medicina... tenho a impressão de que a enfermagem, e outras profissões da saúde (fisioterapia, fonoaudiologia, etc) avançaram bastante nesse sentido, mas os médicos ainda deixam muito a desejar no aspecto HUMANIDADE.
ResponderExcluirBeijosssssss Pati!
Olá!!!!
ResponderExcluirTrabalho com questões relacionadas a situações de crise, morte, perdas e luto, Tanatologia e Biblioterapia, há 25 anos.
Percebo que, apesar de ser um tema complexo,aos poucos vamos avançando...
Na Fac. de Medicina da USP, temos o curso de Tanatologia, que já está indo para a 3ª turma. É um curso que aborda a morte e o morrer em uma visão plural, multi e interdisciplinar e profissional.
Para 2009, contaremos tembém com a disciplina de Tanatologia na Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP.
Precisamos nos unir mais em torno desse tema.
Um abraço!!!
Cabe ressaltar que no comentário postado em janeiro de 2009, eu utilizo o verbo "temos" com o objetivo de dizer que "contamos", "a sociedade conta" com um outro espaço de discussão e reflexão sobre a morte e o morrer - na Faculdade de Medicina da USP.
ResponderExcluirEsse curso e a disciplina da Pós-Graduação são coordenados pelo PROF. DR. FRANKLIN SANTANA SANTOS, que muito tem feito pela Tanatologia no Brasil, do ponto de vista de agregar saberes, ampliar, além de divulgar o tema de forma acadêmica e científica.
O Prof. Dr. Franklin Santana Santos também organizou livros sobre o tema da morte e do morrer, que vale a pena conferir: A Arte de Morrer - Visões Plurais, vol. 1 e 2, Ed. Comenius.
Para maiores informações sobre esse curso acessem o site: www.saudeeducacao.com.br