quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Luto do profissional da saúde!



No post anterior comentei sobre a importância do investimento na formação dos profissionais da área da saúde! Inquestionável não é mesmo??

Se já é complicado encontrar cursos de boa qualidade imagine encontrar um curso cuja a grade aborde a questão da morte e do morrer!

Já existem alguns bons exemplos! Posso dizer da psicologia.... Na USP de São Paulo já existe o LEM ( Laboratório de Estudos sobre a morte) e o LELU ( Laboratório de estudos sobre o luto).

E vale retomar: por que é importante a inserção do tema morte na formação do profissional da saúde??

Vou partir da resposta mais óbvia: porque a morte faz parte da vida das pessoas desde o início de suas vidas até o final!

E mais a morte faz parte do cotidiano profissional, o que traz a tona: a idéia da própria finitude, a idéia da possível morte de entes queridos e o próprio exercício profissional!

"Os cursos da área da saúde, fundamentalmente dos médicos e enfermeiros, têm enfatizado os procedimentos técnicos em detrimento de uma formação mais humanista..... Como a expressão de sentimentos não é autorizada, observa-se com frequência, a presença de manifestações contrafóbicas, como fazer piadinhas ou ficar indiferente." Kovács,2003.

Na Unesp de Bauru temos uma disciplina optativa chamada Psicologia da morte, onde iniciei meu interesse pelo tema!

É necessário introduzir o tema nos cursos da área da saúde!

A perda é um dos processos mais desorganizadores da existência humana! É preciso olhar com atenção para este tema!

Por hoje é só!

bjo a todos!




3 comentários:

  1. Acho que ainda falta muito essa formação humanista nas faculdades de medicina... tenho a impressão de que a enfermagem, e outras profissões da saúde (fisioterapia, fonoaudiologia, etc) avançaram bastante nesse sentido, mas os médicos ainda deixam muito a desejar no aspecto HUMANIDADE.
    Beijosssssss Pati!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!
    Trabalho com questões relacionadas a situações de crise, morte, perdas e luto, Tanatologia e Biblioterapia, há 25 anos.
    Percebo que, apesar de ser um tema complexo,aos poucos vamos avançando...
    Na Fac. de Medicina da USP, temos o curso de Tanatologia, que já está indo para a 3ª turma. É um curso que aborda a morte e o morrer em uma visão plural, multi e interdisciplinar e profissional.
    Para 2009, contaremos tembém com a disciplina de Tanatologia na Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP.
    Precisamos nos unir mais em torno desse tema.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Cabe ressaltar que no comentário postado em janeiro de 2009, eu utilizo o verbo "temos" com o objetivo de dizer que "contamos", "a sociedade conta" com um outro espaço de discussão e reflexão sobre a morte e o morrer - na Faculdade de Medicina da USP.
    Esse curso e a disciplina da Pós-Graduação são coordenados pelo PROF. DR. FRANKLIN SANTANA SANTOS, que muito tem feito pela Tanatologia no Brasil, do ponto de vista de agregar saberes, ampliar, além de divulgar o tema de forma acadêmica e científica.
    O Prof. Dr. Franklin Santana Santos também organizou livros sobre o tema da morte e do morrer, que vale a pena conferir: A Arte de Morrer - Visões Plurais, vol. 1 e 2, Ed. Comenius.
    Para maiores informações sobre esse curso acessem o site: www.saudeeducacao.com.br

    ResponderExcluir