quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Qual é o papel do Psicólogo nas situações de morte, perdas e luto?







Vamos falar um pouco sobre os objetivos da terapia do luto!

**Identificar e resolver os conflitos de separação.

-Trata-se da readaptação que já falei em posts anteriores! O enlutado passa a desempenhar papéis que antes não desempenhava e isso pode ser bastante custoso.

**A resolução dos conflitos exige a vivência de sentimentos e pensamentos que o paciente evitava.

-Em nossa sociedade o pesar, o sofrer é encarado como fraqueza e por esse motivo o enlutado não encontra espaço e audiência para experessar seus sentimentos.

**A tarefa do terapeuta é permitir que o paciente viva o luto.

-E mais: cabe ao profissional psicólogo promover o espaço para as mainfestações de sofrimento, de pesar.

A terapia deve ser breve e focal!


É preciso identificar e descrever as situações problema;

Remanejar as contingências;

Desenvolver novo repertório comportamental.

Por hoje é só pessoal!

bj

2 comentários:

  1. ola bom o que quero falar com vc é que a 9 meses perdi minha mãe e não esta sendo nada facil pra mim sei q tenho q lidar com essa dor mas não consigo quando estou com outras pessoas fico bem mas quando to em casa choro mto e não tenho vontade de nada pra falar a vdd a minha vida parece q acabou quando minha mãe se foi tem alguma coisa que posso fazer para amenizar isso sei q vou sentir sempre a falta dela mas eu quero voltar a sair sem medo quero ser normal de novo

    obrigada

    me chamo Patricia

    ResponderExcluir
  2. Olá hj faz 7 meses q minha mae se foi, sou filha unica. Sofro muito devido a falta q ela me faz,tem hrs q tenho a sensaçao q ela vai ligar, abrir a porta..sempre fico nessa expectativa, uma espera..o recomendado é procurar um psicologo? obrigada

    ResponderExcluir