No post anterior comentei sobre a importância do investimento na formação dos profissionais da área da saúde! Inquestionável não é mesmo??
Se já é complicado encontrar cursos de boa qualidade imagine encontrar um curso cuja a grade aborde a questão da morte e do morrer!
Já existem alguns bons exemplos! Posso dizer da psicologia.... Na USP de São Paulo já existe o LEM ( Laboratório de Estudos sobre a morte) e o LELU ( Laboratório de estudos sobre o luto).
E vale retomar: por que é importante a inserção do tema morte na formação do profissional da saúde??
Vou partir da resposta mais óbvia: porque a morte faz parte da vida das pessoas desde o início de suas vidas até o final!
E mais a morte faz parte do cotidiano profissional, o que traz a tona: a idéia da própria finitude, a idéia da possível morte de entes queridos e o próprio exercício profissional!
"Os cursos da área da saúde, fundamentalmente dos médicos e enfermeiros, têm enfatizado os procedimentos técnicos em detrimento de uma formação mais humanista..... Como a expressão de sentimentos não é autorizada, observa-se com frequência, a presença de manifestações contrafóbicas, como fazer piadinhas ou ficar indiferente." Kovács,2003.
Na Unesp de Bauru temos uma disciplina optativa chamada Psicologia da morte, onde iniciei meu interesse pelo tema!
É necessário introduzir o tema nos cursos da área da saúde!
A perda é um dos processos mais desorganizadores da existência humana! É preciso olhar com atenção para este tema!
Por hoje é só!
bjo a todos!