segunda-feira, 30 de março de 2009

Como a morte aproxima as pessoas.


Oi pessoal!


Nossa! Nessas últimas três semanas aconteceram duas perdas na minha vida.

A primeira foi a de um colega meu que estudou comigo no colegial.

Ele tinha a minha idade, tinha acabado de casar, era fisioterapeuta, tinha uma vida toda saudável.

Sofreu um aneurisma. Super triste. Nâo compareci ao velório porque o Gabriel estava doentinho e não deu certo de ir.


Fazia um tempão que eu não convivia com ele mas é triste de quealquer forma né?


A morte de alguém sempre traz a tona o sentimento de perda na gente. Faz a gente questionar nossos atos, nosso estilo de vida e penar na possibilidade da perda de alguém mais próximo.


Aí no domingo a noite faleceu a mãe de uma grande amiga minha. Como ela mesma me apresentou pro namorado dela hoje: minha primeira amiga da minha vida!

Nos conhecemos quando tínhamos 4 anos! Nos tornamos as amigas inseparáveis? Grudinho mesmo sabe?

Infelizmente no meio do caminho aconteceram alguns desentendimentos e a vida se encarregou de nos afastar.


Ela hoje é médica e eu psicóloga! Mas a esse velório eu compareci.... tinha que ir!


Prá mim apesar da situação foi tão emocinante e bom revê-la. Sentir seu abraço e ouvir: que bom que você veio Pati!

Confesso que nesse momento me senti tão frágil! Comecei a pensar no tempo que estamos afastadas e no tanto que éramos amigas antigamente.


Tem um texto da Helen Bee que comenta sobre o significado da morte para as pessoas em diferentes épocas da vida. Me lembro que o texto diz que quando estamos adultos a morte tem significado de organização do tempo. Que quando alguém morre olhamos para nossas conquitas, nosso futuro.


Foi exatamente o que aconteceu comigo hoje. Fiquei pensando no curso da minha vida, nas minhas escolhas, no meu futuro.

Pensei em todas as vezes que não tenho paciência com meu filho, em todas as reuniões que não fui por estar com preguiça, em todos os telefonemas que eu não dei, em todos os abraços que deixei de dar.


Eu sei que parece clichê.... mas é assim que me senti.

Desde o ano passado tenho reencontrado muitos amigos "das antigas" rs e desde então tenho tentado manter contato com eles. Tenho também tentado ficar próxima das pessoas que gosto.


Hoje no velório revi algumas amigas do tempo de colégio e uma me disse: só nessas ocasiões pra gente se encontrar né?


É! A morte aproxima as pessoas!


Que tal aprendermos com ela? E tentarmos estar mais próximos de quem amamos ainda em vida?


;)


até mais pessoal!


ps: vou tentar falar de burnout no próximo post!


2 comentários:

  1. Olá..
    que coisa mais chatinha né...
    esses dias para mim tb foi ruim(como coloquei lá no blog)... mas fazer o que temos que aprender a lidar com a situação...

    bjs........

    ResponderExcluir
  2. Pati!
    Que post emocionante!
    Nunca tinha pensado por esse lado, da morte reorganizar nosso tempo, a gente se vê somente como uma desgraça, ao invés de tentar aprender com ela...
    valeu pelo toque!

    bjos amigaaaaa

    ResponderExcluir